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sexta-feira, 26 de outubro de 2012

QUANDO A BRINCADEIRA AJUDA APRENDER...

Após pular a amarelinha o aluno tem passar por entre os cones...
Pulando amarelinha e cone.


Quando as aulas de educação Físicas, são feitas com responsabilidades tudo fica muito mais interessante. As crianças se envolvem e se desenvolvem em todos os movimentos. Pois a vida é um movimento em ação.
A Educação Física tem seu papel no ensino de movimentos respeitando as individualidades da criança, o estímulo à liberdade e à criatividade individual, onde o professor deve aplicar atividades de acordo com a faixa etária, considerando a evolução física e psíquica do aluno, como um ser integral. (Freire, 1994).

A participação em jogos contribui para formação de atitudes como respeito mútuo, solidariedade, cooperação, obediência às regras, responsabilidade, sendo que jogando a criança aprende o valor do grupo e seu próprio valor.

As aulas de Educação Física devem assumir as características de um grande espaço interativo, onde as ações e brincadeiras permitam que as crianças tenham liberdade para criar, inventar, errar e aprender. O professor precisa lembrar sempre que ele tem a função de recreador e dentro dessas recreações tem a uma ação pedagógica, cheias de responsabilidades.
O aluno terá que pular a corda que está aberta em forma de um U. Após passar pelo arco, cone deverá salta por cima da corda.

  "O prazer e o brincar não podem ser considerados um bem exclusivo da educação física,  o prazer deve estar em qualquer atividade humana, principalmente naquelas que existem na escola, já que educar é lidar com crianças, e elas só vão valorizar qualquer conhecimento se nele ela poder achar uma fonte desse prazer".



Professor explica a atividade para os alunos. A bola terá que quicar somente uma vez ao chão. O professor passa a ser um gerador de situações estimulantes e eficazes, dentro deste contexto o jogo ganha seu espaço e passa a ser ferramenta ideal para a aprendizagem, ajudando o aluno a continuar suas descobertas e enriquecer sua personalidade.


Será arremessada para o alto , dar uma batida de palma e pegar novamente. Sem deixar cair no chão.
Nesta atividade o aluno leva a bola, passa por trás do cone e trás até o seu amigo, que continuara a atividade.


Aula da Professora. Alunos colocam o elástico no tornozelo e atravessam a quadra. Os demais alunos terão que pular sobre a perna. Ao chegar do outro lado da quadra vão aumentando o grau de dificuldades para que os alunos possam saltar por cima do elástico.

As aulas de Educação Física devem vivenciar práticas pedagógicas que propiciem aos alunos um aprender a aprender para a vida”, diz Freire (2003).
Sendo assim, deve-se identificar a Educação Física como disciplina que utiliza a
cultura corporal de movimento como ferramenta para proporcionar ao aluno conhecimentos que devem ir muito além de habilidades físicas e esportivas, ou seja, essas práticas deverão ser vistas no contexto escolar como meios para um desenvolvimento integral do sujeito, entendido como ser humano em sua ampla integralidade”. ( documento de estudos referente a Proposta Curricular do Município de Jaraguá do Sul, p.3).




Nesta atividade estão brincando de estátua. Outra forma de voltar a calma, além de observar, ateção, concentração e equilibrio.
"a educação física é uma pratica pedagógica que no âmbito escolar tematiza formas de atividades expressivas corporais como jogo, esporte, dança, ginástica, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal" (Coletivos de autores 1992 p50).

O jogo utilizado como metodologia nas aulas de educação física no ambiente escolar poderá, contribuir consideravelmente, no processo de aprendizagem da leitura e escrita, além de influenciar nas relações sociais.
Essa leitura da pratica pedagógica justifica nosso trabalho remetendo-nos a refletir sobre esta proposta na tentativa de compreender e minimizar a extensão e complexidade do problema.
Assim pode-se dizer que a motricidade humana está ligada a toda significação de nossa existência, com isso existindo uma relação com o que somos, acreditamos, pensamos e sentimos. O corpo então é um corpo de expressões e movimentos e é através da Educação Física que a criança descobre suas possibilidades cinestésicas, expressando-se com seu corpo e em seu corpo, com os movimentos iguais aos que fazem com a escrita e a leitura.
Constata-se em relação à educação psicomotora, a necessidade da criança expandir seus movimentos. O sujeito constrói, assim como o conhecimento, os movimentos, construção essa que depende não somente de recursos biológicos e psicológicos, mas também das condições do meio ambiente no qual vive. (Freire, 1989).



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