Seguidores

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MIDIA - EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.-II

Usando a mídia na educação, podemos perceber o quanto este recurso se faz necessário para enriquecer as aulas. Com a visualização das imagens os alunos ficam muito mais interessados em aprender o conteúdo. Pois são estimulados pelas imagens, som e o próprio intretenimento, embora tem toda uma relação de conteúdos e objetivos propostos pela (o) professor(a). Este vídeo foi usado para trabalhar os animais domésticos com os alunos do 1º ano vespertino. Contéudo este estudado em sala sobre os animais. Bem como, oportunizar a criança a reconhecer diversos tipos de animais que muitas vezes não tem o contato direto. Veja um pouquinho do vídeo.



Outro vídeo trabalhado sobre os animais foi este.
Este foi usado com os alunos do Pré-escolar e também com os alunos do s 1º anos.
Objetivo é o de valorizar os animais, conhecer suas espécies, já que mais tarde iriam visitar o Zoológico. Com o vídeo houve a sensibilização, motivação para ver os animais quando da visita ao Zoo.



Percebe a grande importância que estes recursos possam oferecer para enriquecer, complementar uma aula. Mas para isso tendo ahaver: objetivos, planejamentos e intencionalidades. Não podemos, utilizar dos recursos simplesmente para preencher uma lacuna sem objetivo. Seria improdutivo...
Segundo o nosso Guia, podemos perceber que: " Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura de mundo. Não podemos so nos limitar a leitura de Jornais, revistas ou de veículos eletrônicos. É fundamental que seus leitores aprendam antes a ler o mundo em que vivem. Só assim será possível a construção do conhecimento, a transformação do educando em sujeito de sua própria história".
A imagem da mídia penetram nossa arelaidade, transformando e dando forma. É uma nova fronteira a ser desbravada. Nossa realidade é em grande parte construida pela mídia.
Segundo Paulo Freira:" ninguém está alfabetizado antes de ser capaz de escrever a sua própria história".

AGRADEÇO A SUA COMPANHIA!!!SANDRA


MEUS MIMOS/SEUS PRESENTES-

Poetas-Um Voo Livre-


Sinal de Liberdade-uma expressão de sentimento.-

2 comentários:

  1. Oi Sandra!
    Os filmes que apresentou oferecem mesmo muitas possibilidades de uso pedagógico.
    Confirmando o que escreveu, as multimídias proporcionam uma combinação fantástica de sentidos e saberes que sacodem nosso cérebro, seduzem, operam com o sensível,com imagens em movimento acionando todos os sentidos e favorecendo a interatividade.
    Atividade concluída. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amaiga,
    aprendi muito com o curso. Valeu um grande abraço.
    Venha sempre.
    Hoje e sempre.
    Sandra

    ResponderExcluir

Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.