Seguidores

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MIDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.

Uma experiência vivida com a midia- na escola foi no dia em que fomos para o ATE, para escrever o texto coletivo referente a fruta jabuticaba. Tanto para mim, quanto para os alunos foi uma proposta bem interessante. O professor foi escrevendo o texto, enquanto fui intervindo junto com os alunos a produção do texto. Vejamos o vídeo.



"Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo", (pag.188).
Sabemos que tudo o que levamos para dentro da sala de aula faz parte da mídia. O jornal, revistas ou até mesmo o multimidia é uma forma de estarmos trabalhando com a mídia dentro da sala de aula, ou ATE. Segundo o nossos autores registrados no Guia de estudos, temos que transformar a escola num local de produção de mídias. Assim como a máquina fotográfica, celular é capaz de produzir os pequenos vídeos/filmes, podemos com esses recursos produzir nossos vídeos tendo estes como recursos na construção de novos conhecimentos e aprendizagens.
Para nós educadores é um grande desafio, mas que precisamos enfrentar para colaborar e cooperar na alfabetização de nossos alunos, bem como na nossa. Estar se aprimorando é um grande passo para a estarmos formando os cidadãos do amanhã. "Só assim será possivel a construção do conhecimento, a transformação do educando em sujeito da sua própria história"(pag.188-Guia).
Segundo Paulo Freira:" ninguém está alfabetizado antes de ser capaz de escrever a sua própria história".
Silvio da Costa Pereira nos trás 06 conceitos -chaves importantes para o uso do plenejamento com a mídia:
Agências ( interesses)- Categorias (noticias, novelas, esportes, documentários,etc)- Tecnologia (forma e conteúdo)- Linguagem( significados destes textos)- Audiências (Sentidos dos textos midiáticos e Representação ( mensagem midiáticas)

2 comentários:

  1. uma aula muito interessante e diferente os alunos adoraram.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra!
    Que produção "gostosa".
    Bjs

    ResponderExcluir

Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.