Seguidores

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MIDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.

Uma experiência vivida com a midia- na escola foi no dia em que fomos para o ATE, para escrever o texto coletivo referente a fruta jabuticaba. Tanto para mim, quanto para os alunos foi uma proposta bem interessante. O professor foi escrevendo o texto, enquanto fui intervindo junto com os alunos a produção do texto. Vejamos o vídeo.



"Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo", (pag.188).
Sabemos que tudo o que levamos para dentro da sala de aula faz parte da mídia. O jornal, revistas ou até mesmo o multimidia é uma forma de estarmos trabalhando com a mídia dentro da sala de aula, ou ATE. Segundo o nossos autores registrados no Guia de estudos, temos que transformar a escola num local de produção de mídias. Assim como a máquina fotográfica, celular é capaz de produzir os pequenos vídeos/filmes, podemos com esses recursos produzir nossos vídeos tendo estes como recursos na construção de novos conhecimentos e aprendizagens.
Para nós educadores é um grande desafio, mas que precisamos enfrentar para colaborar e cooperar na alfabetização de nossos alunos, bem como na nossa. Estar se aprimorando é um grande passo para a estarmos formando os cidadãos do amanhã. "Só assim será possivel a construção do conhecimento, a transformação do educando em sujeito da sua própria história"(pag.188-Guia).
Segundo Paulo Freira:" ninguém está alfabetizado antes de ser capaz de escrever a sua própria história".
Silvio da Costa Pereira nos trás 06 conceitos -chaves importantes para o uso do plenejamento com a mídia:
Agências ( interesses)- Categorias (noticias, novelas, esportes, documentários,etc)- Tecnologia (forma e conteúdo)- Linguagem( significados destes textos)- Audiências (Sentidos dos textos midiáticos e Representação ( mensagem midiáticas)

2 comentários:

Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.