Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

AINDA SOBRE O VÍDEO: PASSO- LUCAS CIAVATTA




Continuando com a reflexão do vídeo podemos ainda observar algumas questões:

Ao ver muitos dos vídeos ou praticamentes todos, percebemos que até nos Estados Unidos pessoas estam procurando fazer o Projeto do Professor Lucas.
Acreditaram no trabalhos com passos, onde no lúdico ele pode demonstrar as possibilidades e as capacidades que cada aluno tem. Respeitando os timos de cada um.
Acredito que nesta duas frases,( do colega Antonio):
"Grande parte das boas obras do mundo foram praticadas por pessoas que acreditaram e Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.
O homem que não acredita nele mesmo não acredita em mais nada". Roy L. Smith.
Precisamos ousar e acreditar. Ficar esperando não resolver. Precisamos sim fazer que as coisas aconteçam. É como diz o professor no Vídeo, dizer que vou tentar, mais os meios não nos proporciona a solução e ficar ali esperando uma solução, não vai resolver nada. Temos que agir e buscar caminhos que porporcionam a aprendizagem, a compreensão e o estimulo ao aluno.Não podemos fazer de conta. É preciso fazer com emoção, para que o nosso aluno perceba que tudo o que realizamos tem sentido e que vale a pena. Preciso sim é buscar alternativas e realizar o que se propõe.
Muitos depoimento foram deixados nas páginas dos diversos vídeos. As pessoas estão começando acreditar mais.
Achei muito importante as colocações que ele faz referente aos quatro eixos:
Corpo, Representação,grupo e cultura e as suas relações.
Cada uma está interligada.
Corpo- Unidade autonomo de construção para o conhecimento- precisa passar pelo corpo esta compreensão.
Representação- imagens criadas para o nosso movimento, são as referencias para estas construções. São as formas de como se constroi essas imagens.
Grupo-Pessoas que se encontrtam para realizar algo..Não precisam ser as melhores, simplesmente precisamos fazer o melhor..é estar conectados com pessoas, com o Mundo. É poder formar pessoas para uma sociedade. Cuidar da formação do Individuo.
Cultura- A importância de nos referenciar nossas histórias anteriores para realizar o nosso presente.É poder viabilizar a nossa transcedencia, ir atrás do novo. Ter clareza do que queremos e estamos fazendo.
Acredito que o vídeo trouxe muitos pontos reflexivos para que possamos repensar alguns pontos em nossa postura pedagógica, principalmente as dos professores, que muitas vezes estão desacreditados e acham que tudo está perdido.
Um grande exemplo de dicação, persistência, sincronia, e trabalho em equipe. Um trabalho sério assim, merece aplausos.
O trabalho em equipe é fundamental. seja entre aluno x aluno, professor x aluno ou até entre o professor x comunidade escolar.
Mas acredito que a construção da aprendizagem deva sim respeitar o ritmo de cada aluno. Trabalhando com o laboratorio de informatica também precisa ter uma certa harmonia entre eles. Saber esperar a sua vez em cooperar, colaborar e participar.
Quando você comenta está frase:" Na escola, muitas vezes precisamos “reinventar” meios que possibilitem a aprendizagem para conquistar a atenção do aluno", (Antonio)
Acredito que já um bom caminhado a ser trilhado. Pois hoje está faltando muito disso: harmonia, atenção e conscentração para a aprendizagem.
A escola realmente precisa reinventar sua novas maneiras de administrar suas aulas, para que possa haver mais concentração e atenção. Os alunos estão muito dispersos prejudicando assim a sua aprendizagem.
Acredito que o vídeo é uma boa indicação paraque possamos buscar novos meios de ensinar...No passo a Passo chegaremos lá... Um Projeto muito bom este dos Passos.
(Texto que postei no Fórum do Curso).

VEJA O VÍDEO AQUI
(http://www.youtube.com/watch?v=uO8TNrRvNKE).

3 comentários:

  1. Um vídeo que faz a diferença na Vida profissional dos professores. Ser comprometido, faz a diferença.
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adoro ver como o corpo pode produzir um espetáculo desses. Bjs

    ResponderExcluir
  3. SIMPLESMENTE LINDO LEILA.
    FIQUEI ENCANTADA COM O ESPETÁCULO E GRACIOSIDADE QUE ELE CONDUZ AS AULAS.
    VALEU A PENA TER VISTO OS VÍDEOS.
    SANDRA

    ResponderExcluir

Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.