Seguidores

quarta-feira, 3 de julho de 2013

UM FIO DA AMIZADE

UM LIVRO SUPER BACANA QUE TRATA DA AMIZADE ENTRE DUAS CRIANÇAS QUE MORAM NA MESMA CIDADE, POREM DISTANTE UMA DA OUTRA.

Um Fio de Amizade!
Duas janelas separam Bruno e Manoela.
Só mesmo uma grande idéia para acabar com essa distância...
De lá pra cá e de cá pra lá, numa grande cidade, surge um fio de amizade.

Um fio de amizade
de Marilia Pirillo
Resenha de Marion Cruz

il. Marilia Pirillo

Lafonte Junior, 2012
24 p.

UM FIO DE AMIZADE NA GRANDE CIDADE

Foi-se o tempo de pedalar pelas ruas, soltar pipas e pular muros livremente durantes as tardes enquanto a mãe prepara bolos e biscoitos. Hoje, com o avanço das cidades, o espaço para a criança explorar o mundo circunscreveu-se ao apartamento e aos míseros quintais de concreto. Entretanto, a literatura infantil consegue romper os horizontes acinzentados e revelar os encantos da infância do século XXI.
O livro Um fio de amizade, de Marilia Pirillo, parte dessa cidade imensa, repleta de arranha- -céus, para contar a história de duas crianças, Manoela e Bruno, que moram em prédios vizinhos. De suas janelas, um observa o outro. A curiosidade pelo cotidiano que se vê ao longe desperta inferências poéticas sobre uma folha de papel. As rimas e ilustrações, sabiamente costuradas ao fluxo narrativo, conduzem o leitor de uma janela para outra, até a peripécia de Bruno, o que desencadeia um novo ritmo ao texto.
Após algumas tentativas fracassadas de comunicação entre eles, surge a ideia de usar um rolo de barbante que, esticado, transforma-se em um varal improvisado. Por meio desse fio, Manoela e Bruno trocam telefones, mensagens, fotos e bobagens. Esse “vai-e-vem animado” desperta uma grande amizade e o desejo de conhecer o outro de perto. Assim, logo marcam o primeiro de muitos outros encontros.
Como escreve Marilia Pirillo, “E mesmo havendo outros fios para poder conversar – fio de internet, de telefone, ou até mesmo sem fio, pelo celular...”, eles seguem o fio de amizade através da troca de gentilezas de suas janelas. E o que antes era apenas cidade grande, torna-se mural de aventuras e descobertas.
(Texto daqui - http://www.aeilij.org.br)

  MEUS OUTROS BLOGS...

CURIOSA

Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos-

Poetas-Um Voo Livre-

Sinal de Liberdade-uma expressão de sentimento.-


MEUS MIMOS/SEUS PRESENTES-

3 comentários:

Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.