Seguidores

domingo, 16 de outubro de 2011

PLANO DE AULA-A JABUTICABA NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS...

TEMA: JABUTICABA E SUAS DELICIAS DE TEXTOS.

Autor: Sandra Regina da Silva Andrade

Escola: Machado de Assis.

Co-autores: Egon Fuhauf

Duração: 6 / 8 aulas- de 45 min.
Período: Setembro a Outubro.

ESTRUTURA CURRICULAR

1. Ensino Fundamental

2. Português, Ciências e Artes

3. 2º anos 1 e 3.


1 – JUSTIFICATIVA: Partindo da ideia de trabalhar a produção de texto com o material concreto, acredita-se que um fruto que faz parte do cotidiano do aluno possa estimular a a apreensão de conhecimentos da leitura e da escrita.


2 – OBJETIVO GERAL: Desenvolver habilidades de leitura e escrita.


3 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aperfeiçoar a leitura e a compreensão de textos de diferentes gêneros a partir do tema jabuticaba.

Produzir texto individual e coletivo.


4- CONTEÚDOS:

PORTUGUÊS:

Gênero textual : Receita

Organização de lista de nomes (palavras)

Identificação de parágrafos e sinais de pontuação

Leituras de textos coletivos, individuas e silenciosos.

Textos informativos e históricos

Escrita de palavras (ortografia)

Curiosidades.



CIENCIAS:

Partes de uma planta

Valores nutricionais (fruto) e comerciais

solo/ plantio.

sentidos (degustar) paladar.


ARTE- Desenho: cores e formas.

Cores: primárias e secundárias.

Formas: geometria

Leitura de imagem


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Noções básicas sobre as plantas, fruto, gosto (sabor), plantio. Sobre os meses do ano. Explorar com os alunos o que já se conhece sobre a jabuticaba e demais plantas.

Alguns alunos tem a planta em casa e deram seus depoimentos.


Palavras chave: planta, fruto, jabuticaba.



5- ESTRATÉGIAS.

-Roda de conversa sobre as características da fruta e exploração do objeto (concreto).

- Realização coletiva de uma lista de palavras referente ao fruto, no quadro de giz.

-Construção individual de um texto no caderno, desenvolvendo a escrita espontânea, na qual o aluno vai expor o seu entendimento sobre o estudo realizado.

-No ambiente tecnológico os alunos farão uma pesquisa de informações e imagens sobre o tema utilizando a internet.

- A partir dos conhecimentos adquiridos durante a pesquisa, construir um texto coletivo, usando o programa BrOffice write, sendo o professor o escriba. Para que todos acompanhem a redação e possam contribuir será utilizado o projetor multimídia.

- Atividades diversificadas para fixação do tema como, caça- palavras, separação de sílabas, escritas de novas palavras e frases partindo da palavra central JABUTICABA.

-Desenhos e pintura em folha sobre a árvore (programa tux paint).

-Visita a uma chácara para degustar o fruto e conhecer a árvore da jabuticaba.



AVALIAÇÃO- A avaliação dos alunos será processual, formativa. Para tanto, os alunos deverão realizar as atividades propostas de escrita, leituras e pesquisa, absorvendo o maior números de conhecimentos possíveis. Serão observados os seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das atividades, participação coletiva, ampliação do vocabulário, fluência na leitura e escrita, bem como a capacidade de construção de novos textos, de realizar pesquisas na internet e a leitura de imagens.

6 – RECURSOS TECNOLÓGICOS:

Projetor Multimídia PROINFO - Computador e Internet


7 - RECURSOS HUMANOS:

Professor, orientadora, alunos dos 2 ºanos 1 e 3, monitores do ATE.



MAPA CONCEITUAL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.