Autor: Sandra Regina da Silva Andrade
Escola: Machado de Assis.
Co-autores: Egon Fuhauf
Duração: 6 / 8 aulas- de 45 min.
Período: Setembro a Outubro.
ESTRUTURA CURRICULAR
1. Ensino Fundamental
2. Português, Ciências e Artes
3. 2º anos 1 e 3.
1 – JUSTIFICATIVA: Partindo da ideia de trabalhar a produção de texto com o material concreto, acredita-se que um fruto que faz parte do cotidiano do aluno possa estimular a a apreensão de conhecimentos da leitura e da escrita.
2 – OBJETIVO GERAL: Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
3 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aperfeiçoar a leitura e a compreensão de textos de diferentes gêneros a partir do tema jabuticaba.
Produzir texto individual e coletivo.
4- CONTEÚDOS:
PORTUGUÊS:
Gênero textual : Receita
Organização de lista de nomes (palavras)
Identificação de parágrafos e sinais de pontuação
Leituras de textos coletivos, individuas e silenciosos.
Textos informativos e históricos
Escrita de palavras (ortografia)
Curiosidades.
CIENCIAS:
Partes de uma planta
Valores nutricionais (fruto) e comerciais
solo/ plantio.
sentidos (degustar) paladar.
ARTE- Desenho: cores e formas.
Cores: primárias e secundárias.
Formas: geometria
Leitura de imagem
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Noções básicas sobre as plantas, fruto, gosto (sabor), plantio. Sobre os meses do ano. Explorar com os alunos o que já se conhece sobre a jabuticaba e demais plantas.
Alguns alunos tem a planta em casa e deram seus depoimentos.
Palavras chave: planta, fruto, jabuticaba.
5- ESTRATÉGIAS.
-Roda de conversa sobre as características da fruta e exploração do objeto (concreto).
- Realização coletiva de uma lista de palavras referente ao fruto, no quadro de giz.
-Construção individual de um texto no caderno, desenvolvendo a escrita espontânea, na qual o aluno vai expor o seu entendimento sobre o estudo realizado.
-No ambiente tecnológico os alunos farão uma pesquisa de informações e imagens sobre o tema utilizando a internet.
- A partir dos conhecimentos adquiridos durante a pesquisa, construir um texto coletivo, usando o programa BrOffice write, sendo o professor o escriba. Para que todos acompanhem a redação e possam contribuir será utilizado o projetor multimídia.
- Atividades diversificadas para fixação do tema como, caça- palavras, separação de sílabas, escritas de novas palavras e frases partindo da palavra central JABUTICABA.
-Desenhos e pintura em folha sobre a árvore (programa tux paint).
-Visita a uma chácara para degustar o fruto e conhecer a árvore da jabuticaba.
AVALIAÇÃO- A avaliação dos alunos será processual, formativa. Para tanto, os alunos deverão realizar as atividades propostas de escrita, leituras e pesquisa, absorvendo o maior números de conhecimentos possíveis. Serão observados os seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das atividades, participação coletiva, ampliação do vocabulário, fluência na leitura e escrita, bem como a capacidade de construção de novos textos, de realizar pesquisas na internet e a leitura de imagens.
6 – RECURSOS TECNOLÓGICOS:
Projetor Multimídia PROINFO - Computador e Internet
7 - RECURSOS HUMANOS:
Professor, orientadora, alunos dos 2 ºanos 1 e 3, monitores do ATE.
MAPA CONCEITUAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.