Seguidores

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

REFLEXÃO-VÍDEOS

VÍDEO 1-A VISÃO DOS ESTUDANTES HOJE?


VÍDEO 2- OS ESTUDANTES DA ERA DIGITAL.



Refletindo sobre os vídeos:

VÍDEO 1- A VISÃO DOS ESTUDANTES HOJE?

O vídeo nos faz refletir e pensar no que estamos fazendo para mudar a postura do professor frente às tecnologias. O que fazer para motivar os nossos alunos quando não sentem mais vontade de ir para escola, estudar, fazer tarefa , ler um livro ou até mesmo escrever, redigir um trabalho. Nossos alunos não querem mais isso. Querem coisas significativas, que fazem parte do seu dia a dia.

Muitos deixam visível sua reação do descontentamento frente ao método atual, usado pelas escolas brasileiras, onde ainda predomina a lousa, ou velho quadro negro, cadernos, lápis e borracha, carteiras enfileirados etc., quando o computador é mais agradável, mais atraente.

O vídeo deixa clara a satisfação dos estudantes perante uma nova realidade, a realidade esta chamada tecnologia. O uso das ferramentas usadas o tempo inteiro através dos emails, bate papo, fazem que eles escrevam muito e muito sem se cansar e de uma forma lúdica e prazerosa.

O vídeo nos trás algumas reflexões interessantes:

- E se as paredes falassem? O que elas diriam?

Mesas e paredes não falam, mas os alunos falam

-E se os estudantes aprendessem o que deveriam de aprender.

É preciso repensar a nossa postura de educador. É preciso que o aluno também perceba a necessidade e a importante em aprender e conhecer os fundamentos básicos para a vida.

Existem conhecimentos que são primordiais para o seu crescimento enquanto pessoa humana, para vida profissional e que precisam ser ensinadas e aprendidas.

O vídeo nos revela que muitos alunos passam horas na frente do computador, do seu laptop, celular, outros ouvindo músicas, comendo, escrevendo email ou conversando.

Outros ainda questionam a questão do investimento nos estudos, quando jamais vão poder receber de volta todo o investimento feito. Quando muitas vezes as informações estão todos ali na internet, sem nenhum esforço. Diferente de estar na sala de aula, ouvindo aulas, nem sempre bem planejadas.

A tecnologia veio para contribuir muito na vida das pessoas. Esta inserida na vida das pessoas das mais diversas maneiras, tais como: música, telefone, a mídia, rádio, enfim, desempenha um papel essencial, mas que precisa ser conhecida e valorizada.

NO VÍDEO 2- OS ESTUDANTES DA ERA DIGITAL

Percebe a importância da tecnologia na vida dos estudantes, onde para eles é muito mais motivador inovador. Dá a liberdade da criação, libertação em criar seus próprios textos. Onde a interação de informações é muito grande. Dá a liberdade de expressão, onde podem manifestar seus anseios e de aprender com o outro. O meio virtual favorece essa aprendizagem.

Hoje, a tecnologia transformou o mundo e este se modificou também, vançou consideravelmente. Um bom professor é aquele que motiva, estimula, cria, dá oportunidade a seus alunos, levem a refletir sobre diversos temas. Mostra a responsabilidade da construção de conhecimento em parceria com os seus colaboradores, sejam professores X, alunos e alunos X alunos.

No segundo vídeos os estudantes pedem para serem ouvidos, motivados e que possam fazer e mostrar o que são capazes de criar. Que os profissionais da área educacional possam olhar seus alunos com outro olhar.

O conhecimento não pode ser visto de forma fragmentada. Mas num todo. Aprende-se num todo.

É preciso conhecer as realidades de cada aluno. Ver as suas necessidades. Assim teremos mais jovens interessados na sua construção de conhecimentos dentro da escola do que fora dela. A escola tem que evoluir. O profissional precisa tomar novas posturas. Ouvir mais, aprender mais. Ambos aprendem.

Ambos ganham. O mundo digital está em nossa frente, tomando conta. Não podemos ficar para trás. É preciso aprender para evoluir. Oportunizar novos saberes e aprender com eles. Não podemos mais ficar alheios a essa nova ferramenta. É preciso ter coragem de ousar, de tentar, sem medo de errar, mas o de querer aprender e transformar a educação.

Como os alunos dizem no vídeo, - muitos dos nossos professore não tem blogs, não sabem trabalhar com as ferramentas que a internet oportuniza. Não sabem usar e não permitem que os alunos usem. Mas por quê?- porque não tem um domínio dos programas. Eu mesma, não conheço muito dos que me foi apresentado aqui, no vídeo. Mas, sei que preciso aprender para ajudar a minha (meu) companheira (o) de trabalho. É preciso oportunizar aluno a essa interação digital, aprender com ele e ensinar para ele.

Nessa era da tecnologia, não podemos mais fugir. O jeito é encarar de perto e aprender.

oportunizar novos saberes, a ensinar a pensar e a criar. Este é o grande objetivo das tecnologias educacionais.

http://tracking.technodesignip.com/?action=count&projectid=642&contentid=6544&referrer=-&urlaction=r...http://tracking.technodesignip.com/?action=count&projectid=642&contentid=6544&referrer=-&urlaction=r...http://tracking.technodesignip.com/?action=count&projectid=642&contentid=6544&referrer=-&urlaction=r...

Sandra Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.