Seguidores

terça-feira, 9 de abril de 2013

O HOMEM QUE MAVA CAIXAS..




Sinopse:
Este livro fala sobre o relacionamento entre pai e filho. Com ilustrações alegres e muita sensibilidade, ‘O Homem que Amava Caixas’ conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava.O livro pode ser usado para trabalhar sobre sentimentos. O Amor e sonhos/ Os diferentes tipos de amor/ sonhos…
O livro tem um tema bem interessante e pode ser também trabalho na reunião dos pais. Onde se destaca a importância do pai encontrar um tempo para conviver com seus filhos e mais importante falar de seu amor.

Contei esta história para os alunos eles amaram do Pré. Gostaram muito. Depois outra professora contou para os seus alunos do 1º ano.
Trabalha valores..sentimentos..que podemos resgatar de várias formas.

MEUS OUTROS BLOGS...

CURIOSA

Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos-

Poetas-Um Voo Livre-

Sinal de Liberdade-uma expressão de sentimento.-


MEUS MIMOS/SEUS PRESENTES

2 comentários:

  1. Sugestões de atividades encontradas no site das quais gostei muito.


    ANTES DE LER O LIVRO

    Preparar caixas (decorando para ficar bonita…)

    Caixas

    a) Uma pode ser de sapato – decorada com papel e fitas bem coloridas;

    b) A outra pode ser pequena (do tipo que se entrega em festa de casamentos, aniversário). Decore para ficar bem bonita.



    ANTES DA LEITURA

    Apresentar as caixas. Primeiro e maior depois a menor – Perguntar:

    Estimule a criatividade dos alunos/pais

    Perguntas:

    a) O que cabe em uma caixa?

    b) O que cabe nessa caixa aqui ( sapatos)?

    c) O que você colocaria nessa caixa?

    d) Essa caixa é menor o que cabe nela?

    e) O que você colocaria nessa caixa?

    f) E se fosse um sentimento o que colocaríamos na caixa menor? E na caixa maior? Estimular o aluno/pai a falar e a imaginar tudo que ele poderia colocar na caixa.



    APRESENTE O LIVRO

    - Apresentar o livro, o autor e o ilustrador

    LER O LIVRO PARA A TURMA

    - Momento mágico que fecha toda sua conversa anterior sobre sentimentos e a importância de falar para as pessoas sobre nosso carinho e nosso amor.

    - Discutir o livro com o grupo: Veja se os alunos/pais notam a temática (a dificuldade de falar de amor do pai para com o filho). Destacar o tipo de amor que o pai tinha para com o filho, a importância de falar dos sentimentos…

    Estimule o diálogo:

    - Quem mora com o pai? Quem mora com o filho?

    - Como é seu relacionamento com ele?

    - Do que mais você sente falta?

    - Você disse que amava seu pai, sua mãe e seus irmãos antes de sair para vir a escola hoje?

    - Como eu posso dizer que amo uma pessoa? Há muitos jeitos de falar de amor. O personagem escolheu as caixas.

    - Chame os alunos. Pergunte: Como você diria a seu pai que o ama se ele entrasse agora na sala?

    “O homem amava caixa, por que assim ele encontrou um jeito simples de ficar perto de quem ela ama”.

    Se for possível leve os pais para a escola nesse dia. Seria uma troca muito especial para ambos.



    ATIVIDADES PARA DEPOIS DOS DIÁLOGOS



    Estimular o aluno/pai a escrever bilhetes com mensagens de carinho para pessoas que ele ame;

    – construir uma caixa (dobradura) decorar para ficar bem bonita. Na caixa eles irão colocar os bilhetes e dar de presente a uma pessoa muito especial. (pode fazer mais de uma caixa). Pode ser um colega, o pai, a mãe, o irmão…



    Observação

    No dia seguinte, feche a atividade conversando com os alunos como foi a entrega da caixa

    ResponderExcluir
  2. Artigo escrito por : Elizabete Elias

    ResponderExcluir

Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.