Seguidores

quarta-feira, 25 de abril de 2012

QUANDO A AULA SE TORNA UMA DELICIA!!!


Tema-Sistema Sensorial.

Assisti durante a semna aula de ciências, com os alunos da turma dos 2 º ano 1e 2, matutino e vespertino, a professora os motivou para a realização do trabalho em sala e como aconteceria esta aula. Estariamos tampando os olhos deles, mas que  deveriam ficar bem tranquilos com a realização da atividade. (Sugeri a professora para que fosse feito com todos, assim, todos poderiam experimentar da mesma sensação ao mesmo tempo). A aula teria um novo sabor, outra expectativa. Não seriam somente alguns alunos a participar, mas sim todos.
 A grande preocupação da professora é que eles compreendam e
A professora relembrou com os alunos da aula anterior, fazendo uma ponte para a aula de hoje. A professora partiu dos conhecimentos que os alunos já traziam consigo seus conhecimentos prévios bem como com os que aprenderam na aula anterior.
Para esta aula a professora trouxe várias porções de alimentos, bem como de outros materiais, como: areia, pedra, perfume, sal, açúcar, limão, pepino, chocolate, morango, palmito, etc. Colaborei, trazendo lixa, folha de folhagem (expressar o áspero e liso), xampu e pó de café.
Vedamos todos os olhos dos alunos com tiras largas de TNT, todas bem coloridas para dar um ar mais alegre e confiante aos alunos. Eles adoraram.

A proposta da professora é de que ninguém poderia comentar nada, somente quando ela perguntasse como se fosse um jogo e tivesse regras.
Primeiro de tudo eles iriam sentir, provar, experimentar, tocar e depois dar o seu depoimento do que sentiram com a experiência.
A aula foi bem interessante. A professora foi realizando a atividade por fila. Primeiro passo- tudo o que se referia ao tato, depois olfato e paladar.
Quanto ao sentido visão, eles não poderiam ver naquele momento, somente o da audição, que era o de ouvir os comandos da professora.
1ª fila- serviu o açúcar.
2ª fila - o sal e também sal temperado.
3ª fila – amargo: pepino, limão, palmito.
4º fila- doce chocolate
5ª fila- morango.

Assim, todos os sentidos foram utilizados. Essas atividades passam a dar condições ao aluno a intendificar, levantar hipoteses, porque partindo da experimentação ele elabora seus próprios conceitos, partindo dos preestabelecidos.
   Após terminar esta atividade a professora perguntou aos alunos o que sentiram em realizar aquela atividade. Muitos deram sua opinião, expressando sua reação em realizar atividade com os olhos fechado e sem saber o que seria posto na boca ou tocado.
   Um dos alunos da turma da manhã não se sentiu confortável em realizar a atividade e a professora respeitou deixando ele de fora, somente observando. Outra aluna ficou comedo ao sentir o morango tocar nos lábios e não quis experimentar, e também foi respeitada. Outro aluno fez cara de desconfiado ao experimentar um dos alimentos amargo. Conforme a Proposta Curricular de Ciências de Jaraguá do Sul, “O professor precisa respeitar aspectos emocionais e afetivos dos alunos”.
   A Ciência faz com que o movimento de participação e interação dos alunos com o meio os faça se relacionar com as coisas e for à busca de novas descobertas a partir do seu conhecimento prévio. O aluno tem o movimento de ressiginificar o Mundo,o de construir novos conhecimentos.
Serre (1990, pg15) nos fala de que: “A nossa relação com as coisas deixaria o domínio de posse e pela escuta admirativa”.
A criança, aluno já pode interagir, sentir e vivenciar tudo o que esta ao seu redor.
Os alunos são sujeitos da aprendizagem, pois se envolvem no ato de aprender, e de querer aprender”. (Proposta Curricular de Jaraguá do sul).
   As atividades com experimentos dão resultados muito ricos para o conhecimento e formulação de conceitos. O professor deve instigar o aluno a buscar suas respostas através de resultados obtidos. O professor precisa organizar, selecionar e problematizar conteúdos que promovm o avanço intelectual do aluno, e sua construção como ser social.
Os objetivos da ciência já nos falam desse a relação entre o conhecimento, onde o aluno se apropria dos diversos saberes, através do diálogo, reflexão e problematização. O professor contribui muito para mudar as atitudes em relação à vida. Vai mediando na sala de aula o processo de apropriação de conceitos que o aluno vai construindo nas aulas, relacionando teorias e práticas.
As experimentações, as trocas vão fazendo com que os alunos busquem formar seus conceitos sobre determinado tema e que jamais serão esquecidos e sim compreendidos, internalizados.
Após todos os alunos terem experimentado, conversados, dialogado sobre a experimentação vivida, a professora elencou no quadro juntamente com os alunos o quadro referente ao olfato, paladar e tato.
Exemplo:
TATO
PALADAR
OLFATO
AUDIÇÃO
BOMBRIL
AÇUCAR
PERFUME
SABER OUVIR
AREIA
SAL
SHAMPOO
OS COMANDO DA
PEDRA
PEPINO
CHEIRO DE BEBE (COLONIA)
PROFESSORA.
LIXA
MORANGO


FOLHA VERDE
CHOCOLATE



PALMITO



LIMÃO







Observação: A professora o tempo faz referencia com as ligações do corpo, de que um sentido está relacionado ao outro, como estão ligados ao cerebro, que faz todo o comando.Sempre fazia a ligação com o cérebro, órgão importante que emite comandos aos sentidos.
O processo de ensinar e aprender faz buscar recursos que permitam alcançar os objetivos de aprendizagem. A aprendizagem se dá nas mais diversas formas de atividades, quando muito bem planejadas e bem dirigidas. A professora tem seu planejamento diário, com as suas ações bem definidas, conforme sugere o Plano de Curso.
Cada aluno tem sua maneira de vivenciar, perceber e interpretar o mundo que conhece e que ainda vai conhecer” (Proposta Curricular, Jaraguá do Sul).
Nesta aula assistida a Professora trabalhou atividade de caça palavras envolvendo os cinco sentidos. Cruzadinha dos cinco sentidos, e outra com, complete as frases usando os sentidos. 
Nesta atividade a professora faz relação interdisciplinar com língua Portuguesa.
Neste dia ajudei a professora no registro de imagens, atividade de pesquisa para os alunos e também na participação da aula dando e sugerindo reflexões sobre o assunto, juntamente com os alunos. Além da atividade de ciências e língua Portuguesa conversou com as crianças, sobre a questão de não poder enxergar, qual a sensação e o respeito que se deve ter com os deficientes visuais. Foi bem legal este momento de interação com eles.
 Outra atividade lúdicada qual o aluno vem para frentedo quadro e aponta uma parte do corpo e as demais crianças tentam  descobri, qual tipo de sistema sensorial é. Outra criança ficava com a letra inicial da parte do sentido referenciado. Ex. Se mostrava o nariz, as demais teriam que acertar o nome dizendo que é olfato. Uma das crianças com a letra inicial diria se estava certo ou não. Quando acertava ia para frente para participar. Era como um jogo de acerto.
   Outro momento ela fez a brincadeira no pátio. Os alunos fizeram uma roda e uma criança ia ao meio e mostrado uma parte dos sentidos, e os alunos tinham que falar o nome correto do órgão mostrado. Nesta brincadeira valia todo o corpo. A professora  faz as  intervenções, sempre que há a necessidade, bem como vai explicando cada parte do corpo  e sua importância para cada  membro em movimento. Impressionante como muitas crianças acertavam.  conseguiam fazer seus próprios conceitos sobre cada assunto visto e apresentado.
    A referida atividade foi realizada nos dois períodos. As crianças amaram a atividade. Segundo a Proposta Curricular, 1998, pg. 11, -“o professor empenha-se para evitar a repetição e o marasmo na forma de abordar os conteúdos”.
    Quanto mais dinâmica for à aula, mais a facilidade a criança vai ter em   assimilar os conteúdos. A professora apresentou outras atividades relacionadas com o tema, além de fazer exercícios sobre os cinco sentidos. Aqui fica bem nítida a interdisciplinaridade entre Artes e PO. Pelo fato do aluno estar copiando do quadro e realizando os desenhos.
    Também receberam um texto com o nome de: Meus Sentidos. Por serem alunos do segundo ano, houve a necessidade da intervenção da professora na leitura.
   Além de explicar o objetivo da atividade. Os alunos deveriam grifar/ destacar no texto a frase que referenciava os cinco sentidos. Em cada linha do texto havia um sentido.
Fazenda nos diz (…) perceber-se interdisciplinar, é sentir-se parte do universo e um universo. A interdisciplinaridade busca interação do conhecimento num todo complementar e significativo.
   Problematizar o conhecimento é saber transformar o conteúdo a ser aprendido em problemas significativos. A sala de aula tem que ser um espaço privilegiado para o professor e aluno, onde a criatividade favoreça o aprendizado.
   
Sandra R.S. Andrade.

Um comentário:

  1. foi uma aula maravilhosa. As crianças adoraram. Comentário com os pais que nos deram um retorno muito positivo.
    Valeu a pena.

    ResponderExcluir

Estou muito feliz que você esta fazendo parte desta nova aprendizagem. Deixe seu recadinho.
Agradeço com muito carinho.