Tema-Sistema Sensorial.
A grande preocupação da professora é que eles
compreendam e
A
professora relembrou com os alunos da aula anterior, fazendo uma ponte para a
aula de hoje. A professora partiu dos conhecimentos que os alunos já traziam consigo
seus conhecimentos prévios bem como com os que aprenderam na aula anterior.
Para esta
aula a professora trouxe várias porções de alimentos, bem como de outros
materiais, como: areia, pedra, perfume, sal, açúcar, limão, pepino, chocolate,
morango, palmito, etc. Colaborei, trazendo lixa, folha de folhagem (expressar o
áspero e liso), xampu e pó de café.
Vedamos todos
os olhos dos alunos com tiras largas de TNT, todas bem coloridas para dar um ar
mais alegre e confiante aos alunos. Eles adoraram.
A
proposta da professora é de que ninguém poderia comentar nada, somente quando
ela perguntasse como se fosse um jogo e tivesse regras.
Primeiro
de tudo eles iriam sentir, provar, experimentar, tocar e depois dar o seu
depoimento do que sentiram com a experiência.
A aula
foi bem interessante. A professora foi realizando a atividade por fila. Primeiro
passo- tudo o que se referia ao tato, depois olfato e paladar.
Quanto ao
sentido visão, eles não poderiam ver naquele momento, somente o da audição, que
era o de ouvir os comandos da professora.
1ª fila-
serviu o açúcar.
2ª fila -
o sal e também sal temperado.
3ª fila –
amargo: pepino, limão, palmito.
4º fila- doce
chocolate
5ª fila-
morango.
Assim, todos
os sentidos foram utilizados. Essas atividades passam a dar condições ao aluno a intendificar, levantar hipoteses, porque partindo da experimentação ele elabora seus próprios conceitos, partindo dos preestabelecidos.
Após terminar esta atividade a professora
perguntou aos alunos o que sentiram em realizar aquela atividade. Muitos deram sua
opinião, expressando sua reação em realizar atividade com os olhos fechado e
sem saber o que seria posto na boca ou tocado.
Um dos alunos da turma da manhã não se sentiu
confortável em realizar a atividade e a professora respeitou deixando ele de fora,
somente observando. Outra aluna ficou comedo ao sentir o morango tocar nos
lábios e não quis experimentar, e também foi respeitada. Outro aluno fez cara
de desconfiado ao experimentar um dos alimentos amargo. Conforme a Proposta
Curricular de Ciências de Jaraguá do Sul, “O professor precisa respeitar
aspectos emocionais e afetivos dos alunos”.
A Ciência faz com que o
movimento de participação e interação dos alunos com o meio os faça se
relacionar com as coisas e for à busca de novas descobertas a partir do seu
conhecimento prévio. O aluno tem o movimento de ressiginificar o Mundo,o de construir novos conhecimentos.
Serre (1990, pg15) nos fala de que: “A nossa relação com as coisas deixaria o domínio de posse e pela escuta admirativa”.
Serre (1990, pg15) nos fala de que: “A nossa relação com as coisas deixaria o domínio de posse e pela escuta admirativa”.
A criança, aluno já pode interagir, sentir e vivenciar tudo o que esta
ao seu redor.
“Os alunos são sujeitos da
aprendizagem, pois se envolvem no ato de aprender, e de querer aprender”. (Proposta
Curricular de Jaraguá do sul).
As atividades com experimentos
dão resultados muito ricos para o conhecimento e formulação de conceitos. O
professor deve instigar o aluno a buscar suas respostas através de resultados
obtidos. O professor precisa organizar, selecionar e problematizar conteúdos que promovm o avanço intelectual do aluno, e sua construção como ser social.
Os objetivos da ciência já nos falam desse a relação entre o
conhecimento, onde o aluno se apropria dos diversos saberes, através do
diálogo, reflexão e problematização. O professor contribui muito para mudar as
atitudes em relação à vida. Vai mediando na sala de aula o processo de
apropriação de conceitos que o aluno vai construindo nas aulas, relacionando
teorias e práticas.
As experimentações, as trocas vão fazendo com que os alunos busquem
formar seus conceitos sobre determinado tema e que jamais serão esquecidos e
sim compreendidos, internalizados.
Após todos os alunos terem experimentado, conversados, dialogado sobre a
experimentação vivida, a professora elencou no quadro juntamente com os alunos o
quadro referente ao olfato, paladar e tato.
Exemplo:
TATO
|
PALADAR
|
OLFATO
|
AUDIÇÃO
|
BOMBRIL
|
AÇUCAR
|
PERFUME
|
SABER OUVIR
|
AREIA
|
SAL
|
SHAMPOO
|
OS COMANDO DA
|
PEDRA
|
PEPINO
|
CHEIRO DE BEBE (COLONIA)
|
PROFESSORA.
|
LIXA
|
MORANGO
|
||
FOLHA VERDE
|
CHOCOLATE
|
||
PALMITO
|
|||
LIMÃO
|
|||
Observação: A professora o tempo faz referencia com as ligações do corpo, de que um sentido está relacionado ao outro, como estão ligados ao cerebro, que faz todo o comando.Sempre fazia a ligação com o cérebro, órgão importante que emite comandos aos sentidos.
O processo
de ensinar e aprender faz buscar recursos que permitam alcançar os objetivos de
aprendizagem. A aprendizagem se dá nas mais diversas formas de atividades,
quando muito bem planejadas e bem dirigidas. A professora tem seu planejamento
diário, com as suas ações bem definidas, conforme sugere o Plano de Curso.
“Cada aluno tem sua maneira de
vivenciar, perceber e interpretar o mundo que conhece e que ainda vai conhecer”
(Proposta Curricular, Jaraguá do Sul).
Nesta aula
assistida a Professora trabalhou atividade de caça palavras envolvendo os cinco
sentidos. Cruzadinha dos cinco sentidos, e outra com, complete as frases usando
os sentidos.
Nesta
atividade a professora faz relação interdisciplinar com língua Portuguesa.
Neste dia
ajudei a professora no registro de imagens, atividade de pesquisa para os
alunos e também na participação da aula dando e sugerindo reflexões sobre o
assunto, juntamente com os alunos. Além da atividade de ciências e língua Portuguesa
conversou com as crianças, sobre a questão de não poder enxergar, qual a
sensação e o respeito que se deve ter com os deficientes visuais. Foi bem legal
este momento de interação com eles.
Outra atividade lúdicada qual o aluno vem para frentedo quadro e aponta
uma parte do corpo e as demais crianças tentam descobri, qual tipo de
sistema sensorial é. Outra criança ficava com a letra inicial da parte do
sentido referenciado. Ex. Se mostrava o nariz, as demais teriam que acertar o nome
dizendo que é olfato. Uma das crianças com a letra inicial diria se estava
certo ou não. Quando acertava ia para frente para participar. Era como um jogo
de acerto.
Outro momento ela fez a brincadeira no
pátio. Os alunos fizeram uma roda e uma criança ia ao meio e mostrado uma parte
dos sentidos, e os alunos tinham que falar o nome correto do órgão mostrado.
Nesta brincadeira valia todo o corpo. A professora faz as intervenções,
sempre que há a necessidade, bem como vai explicando cada parte do corpo e sua importância para cada membro em movimento. Impressionante como muitas crianças acertavam. conseguiam
fazer seus próprios conceitos sobre cada assunto visto e apresentado.
A referida atividade foi realizada nos dois períodos. As crianças amaram a atividade. Segundo a Proposta Curricular, 1998, pg. 11, -“o professor empenha-se para evitar a repetição e o marasmo na forma de abordar os conteúdos”.
A referida atividade foi realizada nos dois períodos. As crianças amaram a atividade. Segundo a Proposta Curricular, 1998, pg. 11, -“o professor empenha-se para evitar a repetição e o marasmo na forma de abordar os conteúdos”.
Quanto mais dinâmica for à aula, mais a
facilidade a criança vai ter em assimilar os conteúdos. A professora
apresentou outras atividades relacionadas com o tema, além de fazer exercícios
sobre os cinco sentidos. Aqui fica bem nítida a interdisciplinaridade entre
Artes e PO. Pelo fato do aluno estar copiando do quadro e realizando os desenhos.
Também receberam um texto com o nome de: Meus
Sentidos. Por serem alunos do segundo ano, houve a necessidade da intervenção
da professora na leitura.
Além de explicar o objetivo da atividade. Os
alunos deveriam grifar/ destacar no texto a frase que referenciava os cinco
sentidos. Em cada linha do texto havia um sentido.
Fazenda
nos diz (…) perceber-se interdisciplinar, é sentir-se parte do universo e um
universo. A interdisciplinaridade busca interação do conhecimento num todo
complementar e significativo.
Problematizar o conhecimento é saber
transformar o conteúdo a ser aprendido em problemas significativos. A sala de
aula tem que ser um espaço privilegiado para o professor e aluno, onde a
criatividade favoreça o aprendizado.
Sandra R.S.
Andrade.
foi uma aula maravilhosa. As crianças adoraram. Comentário com os pais que nos deram um retorno muito positivo.
ResponderExcluirValeu a pena.