Seguidores

quarta-feira, 25 de abril de 2012

QUANDO A AULA SE TORNA UMA DELICIA!!!


Tema-Sistema Sensorial.

Assisti durante a semna aula de ciências, com os alunos da turma dos 2 º ano 1e 2, matutino e vespertino, a professora os motivou para a realização do trabalho em sala e como aconteceria esta aula. Estariamos tampando os olhos deles, mas que  deveriam ficar bem tranquilos com a realização da atividade. (Sugeri a professora para que fosse feito com todos, assim, todos poderiam experimentar da mesma sensação ao mesmo tempo). A aula teria um novo sabor, outra expectativa. Não seriam somente alguns alunos a participar, mas sim todos.
 A grande preocupação da professora é que eles compreendam e
A professora relembrou com os alunos da aula anterior, fazendo uma ponte para a aula de hoje. A professora partiu dos conhecimentos que os alunos já traziam consigo seus conhecimentos prévios bem como com os que aprenderam na aula anterior.
Para esta aula a professora trouxe várias porções de alimentos, bem como de outros materiais, como: areia, pedra, perfume, sal, açúcar, limão, pepino, chocolate, morango, palmito, etc. Colaborei, trazendo lixa, folha de folhagem (expressar o áspero e liso), xampu e pó de café.
Vedamos todos os olhos dos alunos com tiras largas de TNT, todas bem coloridas para dar um ar mais alegre e confiante aos alunos. Eles adoraram.

A proposta da professora é de que ninguém poderia comentar nada, somente quando ela perguntasse como se fosse um jogo e tivesse regras.
Primeiro de tudo eles iriam sentir, provar, experimentar, tocar e depois dar o seu depoimento do que sentiram com a experiência.
A aula foi bem interessante. A professora foi realizando a atividade por fila. Primeiro passo- tudo o que se referia ao tato, depois olfato e paladar.
Quanto ao sentido visão, eles não poderiam ver naquele momento, somente o da audição, que era o de ouvir os comandos da professora.
1ª fila- serviu o açúcar.
2ª fila - o sal e também sal temperado.
3ª fila – amargo: pepino, limão, palmito.
4º fila- doce chocolate
5ª fila- morango.

Assim, todos os sentidos foram utilizados. Essas atividades passam a dar condições ao aluno a intendificar, levantar hipoteses, porque partindo da experimentação ele elabora seus próprios conceitos, partindo dos preestabelecidos.
   Após terminar esta atividade a professora perguntou aos alunos o que sentiram em realizar aquela atividade. Muitos deram sua opinião, expressando sua reação em realizar atividade com os olhos fechado e sem saber o que seria posto na boca ou tocado.
   Um dos alunos da turma da manhã não se sentiu confortável em realizar a atividade e a professora respeitou deixando ele de fora, somente observando. Outra aluna ficou comedo ao sentir o morango tocar nos lábios e não quis experimentar, e também foi respeitada. Outro aluno fez cara de desconfiado ao experimentar um dos alimentos amargo. Conforme a Proposta Curricular de Ciências de Jaraguá do Sul, “O professor precisa respeitar aspectos emocionais e afetivos dos alunos”.
   A Ciência faz com que o movimento de participação e interação dos alunos com o meio os faça se relacionar com as coisas e for à busca de novas descobertas a partir do seu conhecimento prévio. O aluno tem o movimento de ressiginificar o Mundo,o de construir novos conhecimentos.
Serre (1990, pg15) nos fala de que: “A nossa relação com as coisas deixaria o domínio de posse e pela escuta admirativa”.
A criança, aluno já pode interagir, sentir e vivenciar tudo o que esta ao seu redor.
Os alunos são sujeitos da aprendizagem, pois se envolvem no ato de aprender, e de querer aprender”. (Proposta Curricular de Jaraguá do sul).
   As atividades com experimentos dão resultados muito ricos para o conhecimento e formulação de conceitos. O professor deve instigar o aluno a buscar suas respostas através de resultados obtidos. O professor precisa organizar, selecionar e problematizar conteúdos que promovm o avanço intelectual do aluno, e sua construção como ser social.
Os objetivos da ciência já nos falam desse a relação entre o conhecimento, onde o aluno se apropria dos diversos saberes, através do diálogo, reflexão e problematização. O professor contribui muito para mudar as atitudes em relação à vida. Vai mediando na sala de aula o processo de apropriação de conceitos que o aluno vai construindo nas aulas, relacionando teorias e práticas.
As experimentações, as trocas vão fazendo com que os alunos busquem formar seus conceitos sobre determinado tema e que jamais serão esquecidos e sim compreendidos, internalizados.
Após todos os alunos terem experimentado, conversados, dialogado sobre a experimentação vivida, a professora elencou no quadro juntamente com os alunos o quadro referente ao olfato, paladar e tato.
Exemplo:
TATO
PALADAR
OLFATO
AUDIÇÃO
BOMBRIL
AÇUCAR
PERFUME
SABER OUVIR
AREIA
SAL
SHAMPOO
OS COMANDO DA
PEDRA
PEPINO
CHEIRO DE BEBE (COLONIA)
PROFESSORA.
LIXA
MORANGO


FOLHA VERDE
CHOCOLATE



PALMITO



LIMÃO







Observação: A professora o tempo faz referencia com as ligações do corpo, de que um sentido está relacionado ao outro, como estão ligados ao cerebro, que faz todo o comando.Sempre fazia a ligação com o cérebro, órgão importante que emite comandos aos sentidos.
O processo de ensinar e aprender faz buscar recursos que permitam alcançar os objetivos de aprendizagem. A aprendizagem se dá nas mais diversas formas de atividades, quando muito bem planejadas e bem dirigidas. A professora tem seu planejamento diário, com as suas ações bem definidas, conforme sugere o Plano de Curso.
Cada aluno tem sua maneira de vivenciar, perceber e interpretar o mundo que conhece e que ainda vai conhecer” (Proposta Curricular, Jaraguá do Sul).
Nesta aula assistida a Professora trabalhou atividade de caça palavras envolvendo os cinco sentidos. Cruzadinha dos cinco sentidos, e outra com, complete as frases usando os sentidos. 
Nesta atividade a professora faz relação interdisciplinar com língua Portuguesa.
Neste dia ajudei a professora no registro de imagens, atividade de pesquisa para os alunos e também na participação da aula dando e sugerindo reflexões sobre o assunto, juntamente com os alunos. Além da atividade de ciências e língua Portuguesa conversou com as crianças, sobre a questão de não poder enxergar, qual a sensação e o respeito que se deve ter com os deficientes visuais. Foi bem legal este momento de interação com eles.
 Outra atividade lúdicada qual o aluno vem para frentedo quadro e aponta uma parte do corpo e as demais crianças tentam  descobri, qual tipo de sistema sensorial é. Outra criança ficava com a letra inicial da parte do sentido referenciado. Ex. Se mostrava o nariz, as demais teriam que acertar o nome dizendo que é olfato. Uma das crianças com a letra inicial diria se estava certo ou não. Quando acertava ia para frente para participar. Era como um jogo de acerto.
   Outro momento ela fez a brincadeira no pátio. Os alunos fizeram uma roda e uma criança ia ao meio e mostrado uma parte dos sentidos, e os alunos tinham que falar o nome correto do órgão mostrado. Nesta brincadeira valia todo o corpo. A professora  faz as  intervenções, sempre que há a necessidade, bem como vai explicando cada parte do corpo  e sua importância para cada  membro em movimento. Impressionante como muitas crianças acertavam.  conseguiam fazer seus próprios conceitos sobre cada assunto visto e apresentado.
    A referida atividade foi realizada nos dois períodos. As crianças amaram a atividade. Segundo a Proposta Curricular, 1998, pg. 11, -“o professor empenha-se para evitar a repetição e o marasmo na forma de abordar os conteúdos”.
    Quanto mais dinâmica for à aula, mais a facilidade a criança vai ter em   assimilar os conteúdos. A professora apresentou outras atividades relacionadas com o tema, além de fazer exercícios sobre os cinco sentidos. Aqui fica bem nítida a interdisciplinaridade entre Artes e PO. Pelo fato do aluno estar copiando do quadro e realizando os desenhos.
    Também receberam um texto com o nome de: Meus Sentidos. Por serem alunos do segundo ano, houve a necessidade da intervenção da professora na leitura.
   Além de explicar o objetivo da atividade. Os alunos deveriam grifar/ destacar no texto a frase que referenciava os cinco sentidos. Em cada linha do texto havia um sentido.
Fazenda nos diz (…) perceber-se interdisciplinar, é sentir-se parte do universo e um universo. A interdisciplinaridade busca interação do conhecimento num todo complementar e significativo.
   Problematizar o conhecimento é saber transformar o conteúdo a ser aprendido em problemas significativos. A sala de aula tem que ser um espaço privilegiado para o professor e aluno, onde a criatividade favoreça o aprendizado.
   
Sandra R.S. Andrade.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ENCONTRANDO SOLUÇÕES...

As reações que mexem com nosso corpo . Muitas vezes é importante a intervenção de um adulto..
A criança não consegue se ajudar sozinha. Precisa aprender e depois colocar em prática. O aluno tira da caixinha surpresas soluções que contribuem para uma melhor convivência em grupo e pessoal.

 Na foto acima nossa coordenadora de Formação continuada, assistindo nossa aula...
Na foto abaixo a professora da sala auxilia na leitura dos alunos que ainda não conseguem ler,pois retiram da caixinha informações das quais não conseguem ler sozinhos. 

Soluções essas que são discutidas em grupo para melhorar as atitudes tomadas pelos alunos na hora das fortes emoções.   Ajudando assim, cada criança a ter noções de como reagir na hora de reagir. Fazer refletir nas suas atitudes e ações.

  O corpo muitas vezes sofre junto, tendo diversas reações.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

UMA VISITA BEM ESPECIAL...

UMA PESSOA SUPER BACANA QUE ACOMPANHOU AS NOSSAS AULAS- A PSICÓLOGA ELINE. FALAR DOS NOSSOS SENTIMENTOS É MUITO BOM. ENCONTRAR AJUDA PARA RESOLVÊ-LOS É MELHOR AINDA.
NOSSA AULA CHEIA DE SURPRESAS. UMA CAIXA SURPRESA QUE AJUDA A ENCONTRAR SOLUÇÕES QUE CONTRIBUIRÃO PARA AS TOMADAS DE DECISÕES, RELACIONADAS COM OS NOSSOS SENTIMENTOS.CADA SER TEM UMA FORMA ÚNICA DE SE EXPRESSAR. MUITAS VEZES PRECISA DE AJUDA. ENCONTRAR SOLUÇÕES CONSCIENTES É FUNDAMENTAL. COMEÇA-SE MUITO CEDO. ENSINAR DESDE CEDO A CRIANÇA TOMAR AS MELHORES SOLUÇÕES PARA AS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, VAI TORNÁ-LA UM ADULTO MUITO MAIS CONSCIENTE E BOM...PARA CADA FINAL DE AULA, UM MOMENTO DE REFLETIR E COLOCAR NO PAPEL A IMPORTNCIA DESSA AULA. AVALIANDO AS MINHAS EMOÇÕES. COMO ME SENTI ESTANDO ALI NAQUELE MOMENTO....
AGRADEÇO A SUA COMPANHIA!!!SANDRA
CURIOSA
Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos-

MEUS MIMOS/SEUS PRESENTES-

Poetas-Um Voo Livre-

Sinal de Liberdade-uma expressão de sentimento.-

terça-feira, 17 de abril de 2012

NOSSO AMIGO BEM ESPECIAL....

ELE É O NOSSO COMPANHEIRO DE SALA DE AULA.

UMA VEZ POR SEMANA NOS ENCONTRAMOS. AS CRIANÇAS TEM UM CARINHO MUITO ESPECIAL POR ELE. FALAR DE NOSSOS SENTIMENTOS FICOU MUITO MAIS FÁCIL NA SUA COMPANHIA....NEM SEMPRE É FÁCIL FALAR DAS COISAS QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS. PRINCIPALMENTE AQUELAS QUE NOS MACHUCAM E NOS INCOMODAM. MAS QUANDO TEMOS ALGUÉM PARA OUVIR TUDO SE TORNA MAIS FÁCIL...APRENDEMOS A LIDAR COM AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES...

AGRADEÇO A SUA COMPANHIA!!!SANDRA

CURIOSA

Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos-

MEUS MIMOS/SEUS PRESENTES-

Poetas-Um Voo Livre-

Sinal de Liberdade-uma expressão de sentimento.-

sábado, 14 de abril de 2012

VISITANDO A SALA DE AULA

Veio de mansinho e ficou. Nosso mascote que nos ajuda a falar dos sentimentos, que moram dentro de nós. Nosso mascote nos observa e interage com olhar meigo e silencioso.
Agora ele faz parte de nossas aulas. Está sempre presente. Ouve tudo tranquilamente.
O mascote dos sentimentos, faz com que as aulas ficam mais tranquilas. Assim, cada criança pode se expressar contando um poquinho do que sente....Ele simplesmente ouve.

AGRADEÇO A SUA COMPANHIA!!!SANDRA

CURIOSA

Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos-

MEUS MIMOS/SEUS PRESENTES-

Poetas-Um Voo Livre-

Sinal de Liberdade-uma expressão de sentimento.-

quinta-feira, 12 de abril de 2012

MOSCOTE DOS SENTIMENTOS...

ESTE MASCOTINHO ESTÁ FAZENDO O MAIOR SUCESSO. VEJAM COMO ELE ESTÁ CHEGANDO, DE MANSINHO EM NOSSA ESCOLA, PARA FAZER O MAIOR SUCESSO. FOI OLHANDO..OLHANDO..VEIO DE LONGE..MUITO LONGE.. ESPIA QUI, ESPIA ALI..ENTRE UM GALHO E OUTRO E CHEGOU ATÉ NÓS PARA FAZER AS EMOÇÕES VIBRAREM DENTRO DO NOSSO SER...
ESTOU APAIXONADA POR ELE. TENHO CIÚMES...FICO TRISTE SE ELE ESTÁ LONGE..
ME DÁ UM NERVOSO SE NÃO ME ESCUTAM. ELE QUE MUITO A NOSSA ATENÇÃO...SE COMUNICA PELOS OLHINHOS...
VAMOS VER NOSSO AMIGO CHEGANDO....


LOGO TE CONTO ONDE ELE FOI POUSAR...FOI UMA ALEGRIA SÓ...

AGRADEÇO A SUA COMPANHIA!!!SANDRA

CURIOSA

Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos-

MEUS MIMOS/SEUS PRESENTES-

Poetas-Um Voo Livre-

Sinal de Liberdade-uma expressão de sentimento.-